Pular para o conteúdo principal

Pré-natal: 09 passos para uma gravidez saudável!

09 passos para uma gravidez saudável





A gravidez é um momento de grandes mudanças  tanto em termos físicos como emocionais. Sua chance de ter uma gestação tranquila e um bebê saudável aumentarão muito se você seguir algumas orientações simples:





1. Comece seu pré-natal o quanto antes. Um bom pré-natal é essencial para a saúde do bebê. Assim que pegar seu teste de gravidez positivo, procure a unidade de saúde mais próxima e marque a primeira consulta.





2. Alimente-se bem. Você não precisa comer mais porque está grávida, mas é importante ter uma alimentação equilibrada e saudável. O ideal é ter uma dieta que inclua verduras, legumes e frutas, carboidratos de fontes integrais e proteína,  que pode vir do peixe, da carne, do frango, dos ovos, de castanhas ou sementes, leite e derivados em geral.


3. Tome cuidado com o que come. É melhor evitar certos alimentos na gravidez, porque eles podem representar risco para o bebê se estiverem contaminados.  Devido ao risco de toxoplasmose, que embora seja pequeno existe, evite comer carne crua ou malpassada. Lave bem verduras, legumes, frutas e as mãos antes de comer.




4. Tome ácido fólico e sulfato ferroso.  O ácido fólico ajuda a prevenir problemas congênitos no bebê ligados ao fechamento do tubo neural, como a espinha bífida, ou mielomeningocele. Já o sulfato ferroso ajuda a prevenir a anemia na mãe e no bebê. Ambos são distribuídos gratuitamente em postos de saúde.
A gordura natural dos peixes, como o ômega 3, também tem um efeito benéfico no peso do bebê e no desenvolvimento do cérebro e dos nervos.




5. Faça atividade física regularmente. Um bom programa de exercícios vai lhe dar a força e a resistência necessárias para carregar o peso extra da gravidez assim como também, prepara o corpo para o trabalho de parto. As mais benéficas são as atividades mais amenas, como caminhadas e ioga.




6.  Não tome remédios sem falar com o médico ou enfermeiro que realiza seu pré-natal. Antes da consulta, tente lembrar os problemas que você costuma ter com frequência e os remédios que toma (como para alergia, cólicas, dor de cabeça, problemas de pele etc.). Faça uma lista e traga para a consulta pré natal.




7. Reduza seu consumo de cafeína
O café, o chá e os refrigerantes à base de cola são estimulantes. Pesquisas indicam que o excesso de cafeína pode contribuir para o risco de o bebê nascer abaixo do peso, ou até problemas para a gravidez.


8. Pare de fumar e de beber. Mulheres que fumam têm risco maior de aborto espontâneo, de parto prematuro e de ter um bebê de baixo peso. Quanto antes você parar de fumar, mais o bebê vai se beneficiar. Não consuma bebidas alcoólicas pois o  álcool chega rapidamente ao bebê pela placenta, e a grande ingestão de álcool durante a gravidez está ligada a doenças da síndrome alcoólica fetal, que inclui desde dificuldades de aprendizagem até problemas congênitos graves.



9. Descanse
O cansaço e o sono que você sente no primeiro e no terceiro trimestre da gravidez não são nada mais que seu corpo pedindo para você pegar leve. Uma soneca todo dia depois do almoço seria perfeita. Se não dá, tente dar uma relaxadinha de meia hora, pôr os pés para cima, do jeito que conseguir.  Técnicas de relaxamento como ioga, alongamentos e massagem ajudam a reduzir o estresse e colaboram para você dormir bem. Escute seu corpo.

 Enf. Rômulo Rangel





Mais informações:






Referências:

Atenção ao pré-natal de baixo risco Caderno 32


Telessaúde: Pré-natal de baixo risco

Telessaúde: Protocolo de Pré-natal


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente com lagarta tem chamado a atenção!

A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico de mariposas e borboletas. Esses acidentes, popularmente chamados de “queimaduras”, têm evolução benigna na maioria dos casos.  As duas espécies de lagartas que mais causam acidentes no Brasil:  Megalopygidae  Família Megalopygidae (lagartas “cabeludas”) - são geralmente solitárias e não-agressivas, de 1 a 8 cm de comprimento, possuem “pelos” dorsais longos e sedosos de colorido variado que camuflam as verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes que contêm as glândulas de veneno.  Saturniidae  Família Saturniidae (lagartas “espinhudas”) - vivem em grupos, têm “espinhos” ramificados e pontiagudos de aspecto arbóreo, com tonalidades esverdeadas mimetizando muitas vezes as plantas que habitam. Nesta família se inclui o gênero Lonomia, com ampla distribuição em todo o País, causador de acidentes hemorrágicos.  O Brasil é

Sífilis: Nossos números são alarmantes!

Em outubro de 2016, o Ministério da Saúde reconheceu que a situação estava fugindo do controle. Não é exagero, nossos números são assustadores. Desde 2010, quando os hospitais passaram a ser obrigados a repassar seus dados sobre a doença para o ministério, foram notificados quase 228 mil novos casos; só entre 2014 e 2015 houve um aumento de 32% nos casos de sífilis entre adultos – e mais de 20% em mulheres grávidas. A maior parte dos casos está na região Sudeste (56%), a mais urbanizada e desenvolvida do País. Só para ter uma idéia do desastre, em 2015 tivemos 6,5 casos de bebês infectados a cada mil nascidos vivos; o valor é 13 vezes maior do que a Organização Mundial da Saúde considera aceitável. Saíba mais: Doença infecto-contagiosa causada pelo Treponema pallidum , também é conhecida como Cancro duro ou cancro sifilítico, que evolui de forma crônica. Tem períodos em que se manifesta agudamente e períodos de latência, ou seja, sem manifestações. Pode comprometer pele, ol

15ª EVENTO em comemoração ao dia Nacional do Capoeirista e Aniversário da Associação ACCURQ

O Mestre Nego Tula e a direção da Associação Cultural de Capoeira Raiz do Quilombo convidam todos os capoeiristas e a população para prestigiar o 15° EVENTO em comemoração ao dia Nacional do Capoeirista e o Aniversário da Associação ACCURQ, em Teixeira de freitas. O evento, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de agosto vem com a seguinte progração: Sexta feira, 16/08/19, às 19:00h: Roda aberta de capoeira na Praça Caravelas. Sábado, 17/08/19, às 10:00h: Roda aberta de capoeira e formatura no Mercado Municipal. REFLEXÃO:  ACCURQ agora e sempre lutando pela cultura do município e do Extremo Sul da Bahia.   (Mestre Nego Tula)